Seja bem-vindo

Este site foi criado para que amigos e familiares pudessem acompanhar meu crescimento. Serão postadas fotos e comentários sobre o meu dia-a-dia, espero que gostem.


quarta-feira, 21 de março de 2007

O exemplo: pais e filhos

A nossa casa é a primeira escola que os filhos vão encontrar, torná-la um ambiente de harmonia e união é fundamental para o seu desenvolvimento. A família em lar fraterno é o alicerce moral para que os nossos filhos se tornem homens do bem e da paz.
Os recursos materiais como a comida e a roupa são importantes. No entanto, o mais importante é a educação moral, baseadas em nossos exemplos e na assimilação da moral deixada por Jesus, nosso irmão maior. Malba Tahan dizia que: “Os sábios educam pelo exemplo e nada há que avassale o espírito humano mais suave e profundamente do que o exemplo”.
Os filhos aprendem a viver, observando os pais, a fé e a moral que vêem em seus pais serão fundamentais para a sua educação. São estas convicções morais enraizadas e vividas pelos pais que educam profundamente a fé das crianças no âmbito familiar. O exemplo é a melhor maneira de ensinar as primeiras práticas de caridade, respeito e amor ao próximo. A vivência da criança deve ser desenvolvida dentro do diálogo, ao mesmo tempo em que estará envolta de um clima de intensa afetividade.
De acordo com Allan Kardec: “educação é o conjunto de hábitos adquiridos”, portanto, a renovação da humanidade só se processará com o exemplo dos pais. No lar o exemplo será sempre a força mais convincente; nenhum pai terá força moral de bem educar seus filhos se não der o bom exemplo de suas atitudes. Educar é amar, por isso Pestalozzi não cansava de nos recomendar que: “O amor é o fundamento eterno da educação”.

Abaixo coloquei o link de um vídeo muito interessante que trata deste assunto. Clique em play e assista o vídeo.





Nenhum comentário: