Seja bem-vindo

Este site foi criado para que amigos e familiares pudessem acompanhar meu crescimento. Serão postadas fotos e comentários sobre o meu dia-a-dia, espero que gostem.


quinta-feira, 8 de março de 2007

Dicas de amamentação

Minha esposa fez uma curso de amamentação na MEAC - Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará. O telefone para matrícula é (85) 3366-8509 e o curso é gratuito. De acordo com ela, "(...) o curso é realizado por excelentes profissionais e traz um apanhado de dicas práticas sobre amamentação do bebê. No curso alguns mitos são derrubados e temos a oportunidade de entender algumas alterações que sofremos no nosso corpo (...)".

Abaixo postarei algumas dicas relatadas pela minha esposa:
  • Encontre uma posição confortável. Num ambiente tranqüilo, sente-se com uma almofadinha sob o braço que irá apoiar o bebê e, outra, nas costas, para se acomodar bem. Incline-se levemente para a frente e segure o bebê de maneira que fique com a cabeça mais elevada que o resto do corpo.
  • Dê o seio que encerrou a mamada anterior. Você deve iniciar o aleitamento pelo seio em que a criança mamou por último. Isso permite que os dois seios sejam esvaziados por igual, recebam a mesma quantidade de estímulos e tenham uma produção regular de leite.
  • Faça o bebê pegar corretamente o seio. Além do mamilo, o bebê deve abocanhar o máximo possível a auréola para pressionar melhor a saída do leite. Isso também evita que ele engula ar pelos cantinhos da boca, como acontece se não pegar o seio corretamente.
  • Use o dedinho para interromper a sucção. Tirar o bebê bruscamente do seio pode ferir o mamilo. Há uma maneira de suspender a mamada com suavidade, interrompendo a sucção do bebê: coloque o dedo mínimo no canto da boca da criança, deixando entrar um pouquinho de ar.
  • Faça o bebê arrotar após a mamada. Não existe um tempo ideal para a duração da mamada. Seu filho deverá mamar até se satisfazer. Ao terminar, levante-o e apoie-o sobre os ombros para que possa arrotar. Mas ele só o fará se tiver ingerido ar durante a amamentação.
  • Lubrifique os mamilos com o próprio leite. É contra-indicado limpar os mamilos antes ou depois de amamentar. Nem com água, álcool ou sabonete. Após a mamada, para proteger a pele contra fissuras, retire algumas gotas de leite, passe sobre os mamilos e deixe secar.

Espero que tenha ajudado e fica registrado a dica do curso de amamentação da MEAC, que também possui um Banco de Leite Humano e tem como missão incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, diminuindo os índices de morbi-mortalidade infantil, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Em outro momento falarei sobre a questão da doação de leite humano.

Grande abraço e o dia D está chegando. Valeu!!!

Nenhum comentário: