Seja bem-vindo

Este site foi criado para que amigos e familiares pudessem acompanhar meu crescimento. Serão postadas fotos e comentários sobre o meu dia-a-dia, espero que gostem.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Estimulando a leitura

Minha mãe foi a grande incentivadora pelo meu gosto de ler. Ainda hoje possuo inúmeros livros (mais de 100 unidades) daquela época, voltados para todas as idades. Alguns deles são muito especiais, como por exemplo, a coleção em três volumes do Sítio do Pica-Pau Amarelo, do brilhante Monteiro Lobato. Quando eu fazia alguma travessura, minha mãe me colocava de "castigo" para ler algum episódio do Sítio e depois vir contar para ela, eu já me interessava pela leitura, entretanto mergulhar no universo do Monteiro Lobato foi uma aventura inesquecível. Aquilo que era para ser um "castigo" acabou virando um prazer.
Bom, com a Ana Lívia, meu tratamento não poderia ser diferente, sempre em nossas rodas de brincadeiras eu tento incluir a leitura de um livro, folhear outros e alguns títulos com muitos desenhos coloridos, deixo ela livre para manuseiar. Parece que tem dado certo, hoje ela pede para contarmos as estórias de algum livro, na medida que vamos lendo ele se identifica com alguns personagens, imita ações e o melhor adora a brincadeira.
No começo utilizava os clássicos infantis: Os três porquinhos, Cinderela, entre outras. Como essas estórias já foram assimilidas por mim, eu deixo ela ir folheando e vou contando sem precisar recorrer ao texto. Mais recentemente, tenho tentando introduzir textos novos ou mesmo alguns gibis do Maurício de Souza, pois ela adora a Turma da Ponca, pois é, Mônica virou Ponca e o interesse dela continua crescendo. Que maravilha!
Ontem, descobri um site muito bacana o Lendo.org. Havia uma matéria sobre incentivar a leitura nos filhos que achei muito interessante. O título é "10 dicas para ensinar seus filhos a (gostarem de) ler". Vale a pena!

Nenhum comentário: